terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cliente amigo

A máxima “amigos, amigos; negócios à parte”, pode ser mais delicada na prática. Quando está iniciando uma carreira, ainda mais quando um portfolio se faz necessário, amigos que precisem de um favor para projetos gráficos são mais do que bem-vindos. Ana Júlia já havia prestado muito deles em nome da amizade, e olhando para trás, não sabe como não perdeu alguém querido, alguns primeiros trabalhos eram de doer na vista. Nada melhor que muita prática e maturidade (principalmente visual) para contornar as adversidades e se orgulhar de um projeto bem feito.

Uma amiga daquelas que se conta nos dedos, trabalha como secretária executiva em uma empresa que precisava de uma dessas soluções gráficas. Ligou para Ana a fim de propor um trabalho:

- Ana? O presidente aqui da empresa precisa de um cartão de visitas bem bonito. Você pode fazer?

Ana Júlia fez uma cara de poucos amigos ao telefone. Um cartão de visitas era uma parte de um todo. Não adiantava desenvolver um cartão incoerente com o resto da papelaria da empresa. Usou toda sua psicologia para explicar esse conceito para amiga.

- Poxa Aninha, quebra esse galho, ele vai viajar e queria distribuir um cartão para os clientes. Mas tem que ser rapidinho, ele sai em três dias.

- Como posso criar um cartão em menos de três dias e mandar para um birô de impressão? É impossível!

- Se preocupa não, a gente tem aquele papel serrilhado aqui. Pode fazer preto e branco mesmo que gasta até menos tinta e imprimo aqui mesmo.

Pára o mundo que eu quero descer! Não era de uma designer que sua amiga precisava. Queria perder o trabalho sem perder a amizade. Lembrou de um anúncio na internet que a deixou revoltada, mas podia ser a solução: “Fazemos sua logomarca pela internet com o melhor preço do mercado”. Um sujeito que faz logomarca ficaria feliz da vida em desenvolver um cartão bonitinho. Passou o contato para amiga que ficou super satisfeita.

Não estava mais revoltada com o anúncio. Não precisava mais quebrar esse tipo de galho. É só cada macaco ficar no seu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário