sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Outros caminhos

Semana passada fui a uma palestra sobre a importância de como preparar um currículo lattes. Gostaria, primeiramente, de parabenizar a Universidade Veiga de Almeida pela iniciativa da semana de iniciação científica. E levantar alguns questionamentos... Gostaria de deixar claro que essa é uma opinião baseada estritamente na minha experiência pessoal.

Me formei em produto pela PUC-Rio e em design gráfico pela UniverCidade. Em ambas experiências de graduação tive a impressão de que o curso é muito pragmático, ou seja, devemos direcionar nosso conhecimento para o projeto, cujo resultado final se traduz em um produto, seja ele um site, uma identidade visual ou uma cadeira. Com isso, nos ensinam a importância de se formatar um bom portfolio, buscar desde os primeiros períodos estagiar, entre outros requisitos. Óbvio que tudo isso é muitíssimo importante, mas não se traduz na única opção de um profissional de design. Existem outros caminhos pouquíssimos explorados nas faculdades, pelo menos nas que fiz.

Um desses caminhos - o qual eu trilhei e serviu como experiência - é o de designer empresário. Existe um livro muito bom disponível no mercado do Gilberto Strunck chamado Viver de design, que ensina toda essa parte burocrática de se abrir e gerenciar um negócio próprio. Na faculdade nos ensinam a fazer um contrato, a cobrar pelas horas de trabalho... Mas se quisermos abrir uma empresa? Como administrar? Quais as implicâncias de se contratar um funcionário? São questões que adoraria ter visto em alguma aula.

O outro caminho - pelo qual desejo trilhar a partir de agora - é o acadêmico, a produção científica. Acredito que muitos alunos de design devem ter calafrios na espinha ao ler isso. rs O máximo que experimentei como aluna foi metodologia científica, que na época, confesso, não morria de amores, mas hoje percebo como é fundamental para um projeto bem fundamentado. O que é pesquisa científica? Como concorrer a bolsas? Como fazer currículo lattes? Quais caminhos devemos trilhar na faculdade para nos tornarmos pesquisadores? São questões que adoraria ter visto em alguma aula.

Uma vez um professor me disse que se não soubesse desenhar que não deveria continuar cursando design, era melhor fazer dança (sem desmerecer a carreira, não me interpretem mal). Imagina se eu tivesse levado essa crítica realmente a sério? Claro que saber desenhar é importante, mas se eu dependesse disso para ser designer, teria feito dança! Só quero dizer que há outros caminhos que podem ser traçados na vida acadêmica que podem nos levar a Milão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário