domingo, 18 de outubro de 2009

O que você quer ser quando crescer?

Depois de um longo e tenebroso inverno, aqui estou novamente publicando. Recomeço com uma homenagem ao mês da criança (já que o dia passou...).

Yasmin estava empolgada, acabaram as férias de julho e logo veria as suas amiguinhas e a professora. Para uma menina de quatro anos, o mundo é uma descoberta diária. Depois de longos discursos de como foram as férias, quem viajou para onde, juras de melhores amigas para sempre, a professora começou a aula perguntando para as crianças:

- O que vocês querem ser quando crescerem?

Uns responderam médicos, outras professoras, engenheiros, jogador de futebol, mas a professora se impressionou mesmo com a resposta daquela empolgada menininha:

- Tia, eu quero ser designer.

A professora olhou para Yasmin meio incrédula...

- Que gracinha, aonde você viu isso?

- Quero ser igual a minha mãe.

- Turma, tive uma idéia, em homenagem a futura profissão de Yasmin, vamos fazer um desenho bem bonito porque designer precisa saber desenhar muito bem.

Chegando da escola, Yasmin pergunta a sua mãe:

- Mamãe, o que você faz mesmo?

- Como assim, filha?

- É que eu falei para minha professora que eu queria ser designer igual a minha mãe e ela disse para a turma fazer um desenho bem bonito porque designer sabe desenhar muito.

Adendo: desde cedo Ana Júlia ensinou sua filha a falar designer com a pronúncia correta, afinal, ela tinha que dar o exemplo. Difícil mesmo seria a hora de escrever...

- E por que você me perguntou o que eu fazia?

- Mãe, você não sabe desenhar.

- Como não, filha? E aquele solzinho que eu fiz?

- Mãe, esse solzinho eu também faço.

Uma coisa é explicar para um cliente, um parente, um adulto o que um designer faz (apesar da tarefa ainda ser difícil). Mas vai explicar para uma criança de quatro anos? E tendo o cuidado de não contrariar a professora! Senão a tarefa seria mais árdua ainda... Criatividade, criatividade!

- Filha, tem que saber desenhar sim, mas não precisa ser um Leonar... (não, imbecil, não cita nome difícil), não precisa ser tanto assim como a professora disse.

Pronto, assunto encerrado. Não para uma criança de quatro anos...

- Entendi, então você desenha no computador? Deixa eu ver! Deixa eu ver!

- Filha, vamos fazer assim, a mamãe precisa trabalhar agora, mas vai praticando, quero ver desenhos bem bonitos, tá? Desenha bastante, tudo o que vier à cabeça, ok? Depois a mamãe mostra.

- Tá mamãe! Quando eu cansar você me mostra?

Ufa, conseguira despistar dessa vez, quem sabe ela não consegue adiar essa conversa por mais quatro anos? Se a professora deixar, é claro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário