quarta-feira, 8 de abril de 2009

Designer de quê?

Recebi um telefonema da minha mãe assim:

- Minha filha, vem uma pessoa aqui em casa que é “color designer”. Ela trabalha com cor para carros, ela até energiza paredes! Você fez esse curso, minha filha?

Eu, pasmem, respondi:

- Mãe, eu estudei cor na faculdade. Ela deve ter se especializado nessa área.

Sem desmerecer essa pessoa que nem conheço, mas ora bolas, color designer? Para um país que adora americanizar seu vocabulário, quando me perguntam qual é a minha profissão e digo “designer” parece que empino o nariz e subo no salto, mas não é nada disso. Ainda não se conseguiu uma palavra melhor na nossa rica língua portuguesa que expressasse todos os setores abrangidos pelo design. Bom, mas isso já é um outro assunto.

Pois bem, aproveitando a palavra designer e colocando um prefixo em inglês, a pessoa passa de ordinary para fabulous! Aí temos toda uma gama de hair designer, color designer, eye designer, fashion designer e o que a imaginação – e o inglês – permitir criar.

Até nós, designers, quando perguntados sobre o que fazemos enrolamos a língua e tentamos puxar na memória aquela citação de um livro que explique em poucas frases a profissão. Por fim, explicamos o que fazemos no dia a dia e fica tudo certo. Então aquele profissional do cabelo que faz um super penteado “retrô” ou aquele da última tendência é um hair designer?

Para finalizar esse desabafo deixo no ar apenas uma pergunta, já dita por tantos e também com tantas respostas.

Afinal, o que é design?

Juliana Nunes
Something designer

2 comentários:

  1. oi Juuu... adorei... realmente nossa profissão é uma incógnita para muitos!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Something designer. Taí. Disse tudo.

    Não conhecia o seu blog, esbarrei por acaso no designing - adorei o seu estilo.

    Quando quiser, dá uma passada lá em casa. Acho que temos figurinhas para trocar: http://www.ligiafascioni.com.br/blog.

    ResponderExcluir